Compartilhe as últimas notícias do Brasil!

O futuro ministro da Economia do governo de Jair Bolsonaro (PSL), Paulo Guedes, tem afirmado na imprensa que pretende cortar recursos do Sistema S*.

Sobre o assunto, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Buega Gadelha, declarou que não quer acreditar que isso venha a acontecer, pois é algo absurdo.

– O Sistema S é um dinheiro privado, não é um dinheiro do governo. As vezes se confundo isso, mas é um dinheiro privado. Com esse dinheiro nós já formamos 75 milhões de alunos pelo Senai. Aqui na Paraíba temos 30 mil alunos no Senai, e 30 mil alunos no Sesi. Nós temos no Brasil um total de 13,5% milhões de alunos e qual o governo que não gostaria de ter o empresário bancando a Educação, sem ter que pagar absolutamente nada? Aqui em Campina Grande temos mais de 9 mil alunos. É um benefício muito grande. Atendemos também em serviços técnicos e tecnológicos mais de 1.300 empresas. Só nos últimos três anos, investimos mais de R$ 3 milhões em infraestrutura educacional – comentou.

Ele salientou que não acredita que a desoneração da folha seja um argumento forte para o corte, pois reforçou que nos países onde os empresários bancam a formação profissional, estes se deram bem.

Buega também frisou que o ano de 2018 vai terminar melhor do que começou para a indústria brasileira, mesmo com o acúmulo de destemperos que assolou a economia no país.

– Vamos terminar o ano ainda positivamente, mesmo com o acúmulo de destemperos na economia do país desde a posse de Dilma, porque, naquela época ela não pode planejar absolutamente nada, tratando somente do impeachment, e com o presidente Temer a mesma situação. Ele não pode fazer qualquer planejamento, só se livrando das diversas acusações, da JBS, e das mais graves que aconteceram no país. Os industriários e empresários buscaram outros caminhos para o desenvolvimento. Esqueceram o governo e foram cuidar de progredir. Só quem não progrediu foi o governo – pontuou.

Gadelha ainda salientou que espera um cenário positivo em 2019, com o novo governo, pois a política é o motor da economia e nos últimos quatros anos esse motor tem andado de forma negativa.

– Esperamos que venha trazer cenários positivos e criar ambientes propícios ao desenvolvimento. O desejo é que venha um PIB de, pelo menos, 4% – explanou.

* O Sistema S é composto por instituições corporativas que objetivam o treinamento profissional, lazer, consultoria e saúde dos trabalhadores. Entre os integrantes desse grupo estão: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Social do Comércio (Sesc), entre outros.

Fonte: Paraiba Online

Comentários

comments