Rádio O Dia PB

Compartilhe as últimas notícias do Brasil!

Por ser o primeiro mês do ano, janeiro é visto tradicionalmente como a época de renovar as expectativas para novos projetos ou recomeçar a vida de uma forma diferente. É como se ao começo de cada ano, nossa vida fosse um livro de páginas em branco que lentamente podemos ir preenchendo com a história que quisermos. Mas para que tudo isso aconteça plenamente, precisamos estar com a saúde mental em dia. Assim, surgiu a campanha Janeiro Branco. O objetivo principal é ajudar a população a buscar uma felicidade mais plena, evitando ou tratando os transtornos mentais. O coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Quirino Cordeiro, passa cinco dicas para fortalecer a saúde mental.

“Se eu pudesse elencar algumas questões seriam: diminuir situações de estresse, então adequar a demanda que a gente impõe pra gente com a nossa capacidade de resolver; atentar para o uso e abuso de substâncias psicoativas, isso inclui álcool e drogas; aumentar nossa sociabilidade; praticar exercícios físicos, a gente ter rotinas saudáveis é importante; e a gente controlar o nosso sono, a gente ter uma boa qualidade de sono. Acho que se a gente pensar nessas cinco áreas, nessas cinco frentes, eu acho que a gente consegue ter uma chance maior de ter uma saúde mental mais integra”.

Segundo dados recentes da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), um dos maiores transtornos mentais no país é a depressão: São mais de onze milhões de brasileiros diagnosticados com a doença. A depressão representa 23% dos atendimentos ambulatoriais e hospitalares em saúde mental no Sistema Único de Saúde.

Reportagem, Janary Damacena.

Fonte: Agência do Rádio

Comentários

comments