O evento, idealizado pela Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica -ABMCJPB, acontecerá no auditório da Justiça Federal.
Para discutir uma agenda pública sobre as estratégias de promoção de equidade racial e de gênero, e sobre os caminhos para o enfrentamento da violência baseada nos recortes dessas duas categorias, a Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica -ABMCJPB vai realizar nesta terça-feira, 21, a Oficina de Letramento Antimachismo e Antirracismo: Uma Abordagem Prática. O evento acontecerá no auditório da Justiça Federal, a partir das 7h30.
Realizado em parceria com a Associação Campinense de Imprensa – ACI, a OAB-PB, a OABCG e a Associação Rede de Conexões para Cidadania – ARCCID, a oficina deve reunir profissionais do jornalismo e do direito, sendo aberto também aos estudantes. De acordo com a programação, as atividades acontecerão das 8h às 12h e das 14h às 17h.
O curso, que é gratuito, requer uma inscrição prévia através do Sympla, que viabilizará um certificado de participação. https://sympla.com.br/evento/oficina-de-letramento-antirracista-e-antimachista/2450494?_gl=1*xara9m*_ga*MjAyNjI2NjI2Mi4xNzEyNzU3NTQw*_ga_KXH10SQTZF*MTcxNDY2MDYyMS4yLjEuMTcxNDY2MTMxNy40NS4wLjY1ODUzOTk2OQ
https://www.instagram.com/p/C7EtCG7JFMU/?igsh=MXNuOHRuN2E0cm9jaA==
A primeira palestra, marcada para as 9h será proferida pela juíza Antônia Faleiros. Com atuação na justiça baiana, a palestrante abordará o tema “Preconceito, discriminação e violência: reflexões sobre racismo e sexismo na sociedade brasileira a partir do legado de Leila Gonzales”, com foco na comunicação. A mesa de debates será composta pela Dra. Francisca Leite e Dra. Jannayna Nunes.
A segunda apresentação, marcada para as 10h será realizada pela jornalista e professora Carla Borba, que discutirá o tema “Jornalismo antirracista: Da pluralidade racial nas redações à reconfiguração do imaginário sobre o povo preto”. A mesa de debates será composta pela Dra. Rachel Honorato e Dra. Deborah Henrique. Na sequência a também jornalista Taty Valéria, fará palestra sobre “Gênero e mídias: a revitimização das mulheres na imprensa”. A mesa de debates será composta pela Dra. Paula Oliveira e Dra. Jéssica.
No turno da tarde acontecerá a Oficina Prática Antimachista e Antirracista, conduzida por Carla Borba e Taty Valéria. A mesa será composta por Dr. Dhebson Murilo e Adriana Torres. Às 17:00, a Dra. Soraya Soares da Nóbrega dará uma palestra sobre “Casos práticos de machismo: Perpassando pelas instituições sociais (família, escola e mídia). Como a imprensa pode contribuir para alterar essa realidade?”. A mesa de debates será composta por Anna Karla Lopes e Lorienne Dourado. O evento será encerrado às 18:00 com debates entre os participantes.
ASCOM