Programa “AGRIJOVEM” prevê fortalecimento do protagonismo jovem nas áreas rurais, fomentando educação, formação técnica e empreendedorismo
A vereadora Pâmela Vital, membro do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), apresentou nesta semana uma série de projetos pautados no incentivo à população jovem. Destacando a importância da atuação, formação e geração de oportunidades para esse público, em diferentes realidades, a legisladora reforçou o compromisso com o protagonismo jovem e diálogo com as diferentes gerações, protocolando o “Programa Municipal AGRIJOVEM”.
A iniciativa tem entre as referências o Estatuto da Juventude, que ressalta a importância da garantia de políticas públicas de promoção do desenvolvimento integral dos jovens, incluindo a educação, profissionalização e inclusão produtiva, dentre as demais demandas específicas de cada realidade. Além de pautar-se em iniciativas exitosas em outros municípios e estados, que comprovam como a atuação de fatores como formação técnica, incentivo ao empreendedorismo, apoio institucional, promoção de redes de jovens rurais e valorização de boas práticas podem colaborar para a promoção do desenvolvimento sustentável e geração de novas perspectivas de vida para a juventude rural, mudando diferentes realidades.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a ausência de políticas integradas de valorização e inovação no campo tendem a colaborar para a perda de talentos jovens nesses ambientes, comprometendo ainda o futuro do setor agrícola e da segurança alimentar.
“Na semana em que celebramos o Dia da Juventude Rural eu fico muito feliz em retomar às atividades legislativas com projetos tão especiais como o AGRIJOVEM. Ele nasce justamente da necessidade de pensar e dialogar sobre as oportunidades para os jovens que são do campo e que gostariam de permanecer sendo protagonistas desse ambiente. Nossa ideia é fortalecer esse trabalho, incentivar a educação e formação técnica para expandir as oportunidades. Para que eles possam continuar brilhando no lugar em que vivem e amam, sem necessariamente precisar abandoná-lo. Pelo contrário, trazendo os olhos de todos para o seu sertão”, encerrou Pâmela.
O projeto segue para a votação nas próximas semanas e, se aprovado, pa
ssa a ser instituído junto ao Conselho Municipal de Juventude, aliado a outras instituições que atuam na região rural, como Emater, SENAR, e Sebrae, além de instituições acadêmicas e cooperativas, entre outros.
Assessoria de Imprensa