Ao classificar como exitoso o trabalho feito neste ano, pela Seagri, o secretário Renato Gadelha disse que novos projetos já estão sendo preparados para 2024, visando ao aumento progressivo da renda das famílias que vivem no campo
O expressivo volume de obras e as diversificadas ações sociais levados à zona rural pela Prefeitura de Campina Grande indicam que a administração do prefeito Bruno Cunha Lima termina 2023 com um saldo positivo no desafio de melhorar as condições socioeconômicas dos agricultores que dependem das atividades agrícolas para garantir o sustento de suas famílias.
Os projetos idealizados, elaborados e executados ao longo de 2023 pela Secretaria Municipal da Agricultura (Seagri), abrangeram a quase totalidade da zona rural de Campina Grande, oferecendo ao homem do campo água farta e de boa qualidade para consumo humano e uso diverso, assistência técnica, equipamentos e treinamentos sobre manuseio da terra, de modo a aumentar a produção vegetal e animal e, por consequência, a renda das famílias radicadas no perímetro rural deste Município.
Ao classificar como exitoso o trabalho realizado durante o período na zona rural, o secretário Renato Gadelha recorreu aos números, para exemplificar as conquistas alcançadas. Entre esses dados estão o nascimento de 120 crias bovinas de alta linhagem, por meio da inseminação artificial; produção de 8,3 toneladas de silagem para a alimentação animal; colheita de 5,5 toneladas de algodão orgânico; perfuração de 80 poços e a construção de adutoras, entre as quais, a da comunidade de Santo Isidro, no Distrito de São José da Mata, com 7.800 metros de extensão e capacidade para atender a mais de 2.500 moradores.
“Estamos satisfeitos com os resultados obtidos em 2023 e esperançosos de que 2024 será muito melhor, pois iremos trabalhar para consolidar Campina como uma grande produtora de grãos e de animais. Também iremos executar projetos voltados à piscicultura e apicultura, pois, além de serem muito nutrientes, o peixe e o mel serão de vital importância para reforçar a renda dos nossos agricultores”, avaliou o secretário Renato Gadelha.
Segundo ele, o sucesso obtido neste ano, na zona rural, não seria alcançado não fosse o profissionalismo e a dedicação dos que fazem a Seagri, que, aliados ao compromisso do prefeito Bruno Cunha Lima, promoveram mudanças na melhoria da qualidade de vida de homens e mulheres que vivem da agricultura no Município de Campina Grande.
Conheça as principais ações da Seagri em 2023:
Convênios
1. Aquisição de dois caminhões basculante de 12m³, cinco tratores agrícolas de
pneus, cinco grades aradoras e cinco ensiladeiras;
2. Construção do açude do Covão;
3. Construção de cisternas calçadão e de placas;
4. Perfuração de 80 novos poços;
5. Aquisição de caminhão-pipa;
Dessalinizadores
1. Construção do dessalinizador do assentamento Venâncio Tomé;
2. Parceria com o programa Água Doce para construção dos dessalinizadores nas comunidades Paus Brancos e José Antônio Euflauzino;
3. Manutenção e reparo de seis dessalinizadores existentes;
Adutora
1. Implantação da adutora do Santo Izidro, com 7.800 metros de rede que beneficiará de mais de 2.550 pessoas;
Açudes
1. Construção do açude da comunidade dos Currais Velhos;
2. Construção ou recuperação de novos grandes açudes para garantir água às comunidades por mais de um ano;
3. Limpeza de pequenas barragens;
Poços Artesianos
1. Perfuração de seis novos poços artesianos;
2. Manutenção ou reparo de 20 poços já existentes;
Carro-Pipa
1. Abastecimento de 1.580 cisternas;
2. Contratação de novos novos caminhões;
Cataventos
1. Manutenção ou recuperação de cinco cataventos
2. Instalação de um cata-vento;
Corte de Terras
1. Aquisição de dois novos tratores com grades aradoras e carroções;
2. Execução de 2.238 horas cortes de terras;
Silagem
1. Produção de 8.320 toneladas de silagem;
Algodão Orgânico
1. Produção e colheita de mais de 5.500 quilos de algodão orgânico;
Hortas
1. Parceria com a Secretaria de Educação de Campina Grande (Seduc) para implantação de hortas nas escolas e creches do município;
2. Implantação de hortas nas principais instituições filantrópicas e hospitais da cidade;
3. Implantação do programa das hortas para a zona rural
Recuperação de Estradas Vicinais
1. Recuperação de estradas vicinais dos distritos de São José da Mata e Catolé de Boa Vista e Galante, num total de 350 quilômetros atendidos;
2. Foram mais de 350 km de estradas recuperadas ou novas
Vacinação Aftosa
1. Vacinados em duas etapas de 1.073 animais, beneficiando 200 criadores;
Inseminação
1. Foram inseminadas mais de 175 vacas;
2. Foram realizados mais de 285 protocolos
Novas áreas para plantio
1. Abertura de área para plantio coletivo nos assentamentos Venâncio Tomé e Pequeno Richard;
Serviço de Inspeção Municipal – SIM
1. Inspecionados mais de 2.500 animais para o abate em um abatedouro de bovino, em dois abatedouros de frangos e em local de produção de ovos caipira.