O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, está em Curitiba, capital do Paraná, onde participa, como debatedor, do evento Smart City Business America 2017. Nesta terça-feira, 23, Romero esteve em dois debates. O primeiro, com o tema “Apoiando as PPPs para as Cidades Inteligentes”, com outros seis prefeitos, de cidades do sul e sudeste, além de deputados federais; o segundo, durante uma reunião estratégica sobre Governança com prefeitos e órgãos do Governo.
Na quarta-feira, 24, será a vez do secretário de Planejamento e Gestão de Campina Grande, André Agra, participar do Congresso, onde fará a apresentação do projeto do Observatório da Cidade, no painel sobre “Inovação”. A ideia é mostrar como a atual gestão da Prefeitura de Campina Grande está utilizando plataformas digitais no exercício do controle social e trocar experiências com profissionais da área de tecnologia, a fim de aperfeiçoar os métodos utilizados no município.
Acompanharam o prefeito Romero Rodrigues no Congresso, além do secretário André Agra, os secretários Luiz Alberto Leite (Desenvolvimento Econômico) e Carlos Dunga Jr. (Ciência, Tecnologia e Inovação).
De acordo com o secretário Dunga Jr, dez parâmetros indicam o nível de inteligência de uma cidade: governança, administração pública, planejamento urbano, tecnologia, meio ambiente, conexões internacionais, coesão social, capital humano e a economia.
“Pensando em melhorar todos esses parâmetros, Campina Grande, uma das seis cidades brasileiras selecionadas para integrar o projeto piloto de Smart Cities, ou cidades inteligentes, do Sebrae Nacional, já está alinhada ao conceito e trabalhando em cima dele”, destacou.
O Smart City Business America é o maior evento relacionado ao ecossistema das smart cities na América Latina, e tem como objetivo propor e discutir ações para as cidades serem mais criativas, sustentáveis e usuárias da tecnologia para o planejamento e o engajamento com seus cidadãos. O evento reúne tomadores de decisão e é uma efetiva plataforma para geração de negócios para o desenvolvimento de cidades inteligentes.
Fonte: CODECOM