Rádio O Dia PB

Compartilhe as últimas notícias do Brasil!

Em 11 de agosto, é comemorado o Dia do Advogado. Esse profissional é considerado um dos pilares da justiça, pois é ele quem protege os interesses e garante o cumprimento das leis e dos direitos do cidadão. Uma das áreas da advocacia é o Direito Penal, o qual abrange casos que envolvem práticas de infrações penais, de crimes e outras contravenções penais.  

“O advogado criminalista atua desde o início do procedimento investigatório até o processo criminal, buscando garantir a preservação dos direitos do investigado ou acusado e atuando na sua defesa. Ele ainda pode fazer o acompanhamento de investigações ou processos criminais, atuando pelo interesse da vítima ou de seus familiares”, explica Mayza Batista Germano, advogada, especialista em Direito Penal e Processual Penal e docente da UNINASSAU Campina Grande.  

A especialista relata que o mercado de trabalho para os futuros advogados é amplo, já que abrange outros setores. “O advogado criminalista pode, ainda, aprimorar-se em uma área mais específica, como crimes praticados contra a Administração Pública. Sobre o retorno financeiro para quem deseja seguir na área, a remuneração é variável, pois depende de como será o trabalho do profissional no decorrer do processo”.  

A firmeza e o contínuo compromisso em continuar estudando são qualidades importantes em um advogado criminalista. “Ele deve ter amplo conhecimento das leis e jurisprudências atualizadas e comprometimento absoluto com o Direito, assim como aplicar a Lei de forma justa, prezando sempre pelos direitos e garantias fundamentais dos clientes”, destaca Mayza. 

Da Assessoria

Comentários

comments