O secretário de Saúde de Campina Grande, Filipe Reul, afirmou que já é possível verificar o controle da Covid-19 na cidade e a redução de atendimentos, especialmente na UPA Alto Branco.
Ele destacou que essa realidade é reflexo do ‘mini lockdown’ realizado em Campina Grande com a antecipação dos feriados e também da maior conscientização da população em relação às recomendações das autoridades sanitárias.
Filipe comentou, durante entrevista à Rádio Caturité FM, que, mesmo com a flexibilização do comércio, foi possível observar que as pessoas estão respeitando as recomendações de segurança, usando máscaras, e as lojas estão disponibilizando lavatórios, álcool em gel e distanciamento entre as pessoas.
Ele ainda frisou que o protocolo de oferecer medicamentos específicos de forma precoce apresenta resultados significativos, tendo em vista que as pessoas se curam mais rápido e as internações são evitadas.
– Há mais de trinta dias adotamos o protocolo de tratamento precoce, onde o paciente faz a triagem e o profissional de saúde, entendendo que ele pode receber o tratamento medicamentoso, receita. Isso evita a internação e aumenta a rotatividade de leitos, pois o paciente se cura mais rápido – disse.
Segundo o secretário, Campina Grande atende pacientes de outras 69 cidades referenciadas e também pacientes de locais não referenciados.
Paraíba Online