Na última semana, no município de Campina Grande, foi sancionada a lei que estabelece a “Semana do Mutirão de Emprego”, promovendo uma agenda de ações voltadas para formações, orientações técnicas, e outras iniciativas de fomento à geração de emprego. A proposta foi apresentada pela vereadora Pâmela Vital (MDB), e vai de encontro às pautas da parlamentar, que incluem projetos de incentivo à empregabilidade e geração de renda.
A iniciativa prevê a oferta de ferramentas que, na prática, colaborem para a inserção ou requalificação de profissionais no mercado de trabalho, incluindo palestras, cursos, e orientações sobre a carteira de trabalho, empreendedorismo, testes vocacionais e elaboração de currículos. Além disso, o projeto deve reunir a colaboração de diferentes setores para realizar parcerias público-privadas com instituições como o Sistema Nacional de Empregos (SINE), facilitando o encaminhamento desses trabalhadores para as diferentes oportunidades disponíveis.
“É uma das pautas que nós temos defendido, desde antes do nosso mandato. A geração de oportunidades e o ingresso nas vagas de emprego para jovens, adultos e idosos. E uma forma de facilitar isso é justamente fortalecendo as capacitações técnicas; tirando as dúvidas com alguém que possui uma compreensão mais ampla do mercado de trabalho, ou contando com o apoio de um profissional para elaborar seu currículo e se destacar na hora de aplicar para aquela vaga. É justamente nessa perspectiva que nós apresentamos o Mutirão do Emprego, e eu fico extremamente feliz em ver um projeto tão importante como esse sancionado, virando lei”, celebrou a parlamentar.
A proposta deve entrar em vigor nas próximas semanas, aquecendo a economia criativa da cidade e colaborando para que as vagas formais de emprego sejam preenchidas por profissionais do município de Campina Grande.
Assessoria de Imprensa