Nesta sexta-feira (16), às 15h, foi realizada a final do IV Desafio do Júri Simulado 2024, no Fórum Rodolfo Aureliano, na 1ª Vara do Tribunal do Júri do plenário do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). O concurso nacional é voltado aos estudantes do curso de Direito das Instituições mantidas pelo grupo Ser Educacional. Neste ano, a disputa aconteceu entre as instituições UNINASSAU Salvador (representando a acusação) e UNINASSAU Campina Grande, que saiu como a vencedora da decisão e representou a defesa.
O júri simulou o julgamento de um na caso de homicídio. A juíza Maria Segunda, que presidiu a sessão, elogiou o Júri Simulado. “Todos os eventos que vêm levar a educação e a conscientização dos alunos é bem-vinda porque a educação é muito boa para qualquer pessoa que possa aprender dentro desse contexto. Os estudantes só têm a enriquecer o seu aprendizado utilizando um instrumento desse. É desta simulação que eles podem levar para a prática real”.
A professora de Direito da UNINASSAU Campina Grande, Artemis Araújo, falou da importância deste tipo de projeto para os alunos em suas carreiras. “É importante porque faz com que o aluno, desde cedo, ele tenha conhecimento do mundo jurídico e de como é que funciona realmente a realidade. O Tribunal de Júri, por exemplo, é algo que a grande maioria dos alunos não tem essa oportunidade. A UNINASSAU é uma faculdade que, de fato, garante ao estudante que ele tenha essa oportunidade de vivenciar o que é o Tribunal de Júri, na prática. Isso só vem agregar ainda mais o conhecimento jurídico, desde cedo, ainda na fase acadêmica”, explica.
A aluna da Instituição de Ensino Superior (IES) de Salvador, Eduarda de Sá, revelou a experiência de participar do congresso. “É um sentimento diferente com certeza é o nervosismo. Desde o início do processo. Entre quatro mil pessoas estamos representando a UNINASSAU Salvador com muita honra. Então, acho que o que resume é orgulho. É um orgulho de estar aqui, um orgulho de representar essa instituição. É um orgulho de estar aqui com meus colegas, pessoas que eu já conhecia e me aproximei muito mais, e saber que teve efeito”, agradeceu.
Gabriel Batista, estudante da UNINASSAU de Campina Grande falou da sensação da conquista e de como o evento contribui na sua trajetória profissional. “O Júri Simulado da UNINASSAU acrescenta muito para a minha caminhada acadêmica e também serve como um espelho para o profissional que eu quero ser. Então, tudo isso vai moldando e contribuindo para a minha formação e também para o meu profissionalismo dentro do Direito. É muito gratificante vencer, porque a gente olha para trás, vê toda a trajetória, todas as abdicações que a gente fez para se dedicar ao máximo, para estudar o processo e para conseguir essa medalha”, destaca.
Campeã da quarta edição do Desafio do Júri Simulado e orientada pelas professoras de Direito, Artemis Araújo e Mona Lisa Fernandes, a equipe da UNINASSAU Campina Grande recebeu um prêmio em dinheiro, troféu e medalha para cada participante.
Comenda – Antes do início do debate, houve a entrega da Comenda Professor Roque de Brito Alves ao juiz doutor Flávio Fontes. “O evento possibilita ao público e aos estudantes que eles aprofundem seus conhecimentos jurídicos e se aproximem da vivência na área. A Comenda Roque de Brito é uma grande homenagem e reconhecimento para qualquer profissional da área”, comenta a coordenadora nacional dos cursos de Direito do Ser Educacional, Maria Amélia Calado.
Assessoria