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Considerada uma das principais datas para o varejo brasileiro, a Black Friday, tem ganhado cada vez mais espaço no setor supermercadista, especialmente nos canais online. Segundo o Ranking ABRAS 2025, o varejo alimentar movimentou R$ 1,067 trilhão em 2024, o equivalente a 9,12% do PIB e deve crescer entre 3% e 4% neste ano, impulsionado por promoções, conveniência e integração digital.

Nesse cenário, o GPA — Grupo Pão de Açúcar, dono das marcas Pão de Açúcar e Extra Mercado, aposta no crescimento de vendas nos canais digitais trazendo conveniência e personalização para os consumidores. Durante o “Esquenta Black Friday”, dinâmicas promocionais realizadas nas semanas que antecedem a data, o número de pedidos nos canais online apresentou um crescimento de mais de 20%, e a expectativa é que o volume mais do que dobre no dia da Black Friday em relação ao ano anterior.

“A data tem ganhado cada vez mais relevância ano após ano e se transformou em um período bastante aguardado pelo consumidor para abastecer a casa com produtos alimentícios, bebidas e itens de limpeza. Para atender a demanda, adotamos um planejamento estratégico antecipado com foco na negociação com fornecedores e em práticas de eficiência operacional que nos permitem manter o mesmo volume de estoque previsto para o período, mas com melhor alocação por loja, de acordo com o perfil de consumo de cada canal”, afirma Victor Maglio, Diretor de E-commerce do GPA.

Segundo o executivo, a companhia apostou na distribuição e antecipação das ofertas ao longo de novembro nos canais online, para que os consumidores possam se programar para fazer suas compras em diferentes categorias de produtos e tenham uma jornada de compra mais fluida e prática. Entre as categorias que devem apresentar maior índice de vendas estão: nutrição infantil (mais de 60%), seguido de bebidas alcoólicas (mais de 40%), cervejas (mais de 30%), óleos e azeites (mais de 30%) e leite (mais de 20%).

“Nós apostamos em ofertas e dinâmicas comerciais que atendem ao comportamento do cliente, que nos dá sinais. Algumas dessas apostas eram apontadas em nossas pesquisas como grandes oportunidades, já que os dados de consumo da nossa base mostravam que, se houvesse mais oportunidade de compra, o cliente compraria. Assim, conseguimos ser mais assertivos na negociação, na estratégia de distribuir as ofertas com preços de Black Friday ao longo do mês de novembro, e, especialmente, na preparação de infraestrutura dos nossos sites e apps para que o cliente encontre o que ele busca da forma mais descomplicada possível”, complementa o executivo.

No 3º trimestre deste ano, o e-commerce do GPA manteve sua trajetória de forte crescimento, com vendas totais de R$ 604,2 milhões, um avanço de 9,8% em relação ao mesmo período de 2024, atingindo 13,1% das vendas totais da companhia. “Estamos ampliando a base de lojas das nossas redes elegíveis ao e-commerce para garantir que estejamos cada vez mais próximos dos nossos clientes e sejamos capazes de entregar na velocidade que eles precisam. Nossa estratégia de ship from store, na qual toda a separação de itens, controle de estoque e envio são realizados pelas lojas, tem permitido que tenhamos um maior mix de produtos para atender as diferentes jornadas de compra. Não é à toa que o digital do GPA apresentou, no último trimestre, uma margem EBITDA pré-IFRS 16 de 10,3%, um patamar elevado que reforça o papel do e-commerce como canal estratégico para a contínua melhoria da rentabilidade da companhia”, finaliza.

Assessoria de Imprensa

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