Na manhã deste domingo, 05, o vereador Janduy Ferreira participou do Primeiro Encontro de Produtores de Pitaya da Paraíba, que ocorreu no Mercado Público das Malvinas. Entusiasta do fortalecimento da agricultura paraibana, o parlamentar destacou a importância do trabalho dos produtores da fruta no Estado.
No evento, estiveram presentes autoridades, produtores, banda filarmônica e artistas da comunidade, além de pessoas de toda Campina Grande e região.
“A produção de pitaia surge como uma nova opção de renda para as famílias agricultoras na Paraíba e como Filho de agricultores sei da importância de uma iniciativa como está, aonde se abre novos mercados e influência novos investimentos para os produtores “, destacou Janduy Ferreira.
Durante o evento produtores puderam apresentar seus produtos e os programas que participam, além dos projetos para orientações no controle de pragas com defensivos naturais nas hortaliças. A Empaer, repassa informações sobre a comercialização na feira da agricultura familiar dos municípios e aos programas institucionais, como o Programa Nacional de Alimentos Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A produção também é comercializada em feiras livres locais.
O Governo do Estado, por meio da Empaer apresenta um programa com objetivo de expandir por toda a Paraíba o cultivo da fruta e, com isto, criar uma nova alternativa de renda para agricultores familiares.
A pitaia é fruto de um cacto natural de climas tropicais e subtropicais, adocicado e geralmente vermelho, sua casca possui uma textura que lembra um cacto.
Entre os diversos tipos de pitaia, as mais comuns são a vermelha de polpa branca, a amarela e a vermelha de polpa vermelha (original de sementes produzidas na UEPB). De acordo com técnicos da Empaer que acompanham a produção, a fruta é muito rica em nutrientes. A cada 100 gramas, ela possui 36g a 42g de energia; de 7g a 12g de carboidratos; apenas 0,41g de gordura; até 0,12g de acidez; de 0,19g a 0,50g de proteínas; até 0,3g de fibra; de 11,8g a 12,9g de sólidos solúveis. A pitaia também contém os minerais cálcio, fósforo, ferro, potássio e zinco, além das Vitaminas C, B1 e E, responsáveis por garantir o pleno funcionamento do organismo.
Os principais benefícios especificamente nutricionais da fruta, são: auxilia no emagrecimento: contém fibras, ajuda na saciedade e tem efeito laxante; controla o colesterol: possui ácido linoleico, a chamada ‘gordura boa’; controla o diabetes: estabilizando os níveis de açúcar do sangue, a pitaia inibe picos de açúcar; ajuda a saúde cardiovascular: funcionando como um tônico cardíaco, ajustando a pressão arterial; equilibra o sistema imunológico: é rica em Vitamina C e substâncias antioxidantes; controla as doenças crônicas como hipertensão e diabetes.
Fonte: Portal Página 1 PB