Vereadora Fabiana Gomes participa de ação do alunos de medicina voltada a saúde da mulher.
A Vereadora Fabiana Gomes (União Brasil) participou nesta semana de uma ação dos alunos de medicina voltada a saúde da mulher. A parlamentar foi convidada pelos alunos de medicina da unifacisa para ações e palestras nas ubs de Campina Grande dentro do Março lilás, Mês da Conscientização e Combate ao Câncer de colo de útero.
“Como profissional de saúde e mulher sei a importância desse mês de conscientização e me alegra ser convidada pelos alunos do curso de medicina da Unifacisa para debater temas tão importantes para a saúde da mulher”, ressaltou Fabiana Gomes.
Fabiana Gomes destacou a importância de se ter uma mês destinado a conscientização ao combat ao Câncer de Colo do útero, algo tão inerente na sociedade e no cotidiano da mulher.
“A conscientização das mulheres para o combate ao Câncer de Colo do útero vem através da prevenção inicialmente com a vacina contra o HPV e também sobre o acompanhamento regular da saúde, além de em casa detectado o tratamento adequado, por isso ações como essas praticadas pelos alunos e pela Universidade é primordial para o combate”, completou a parlamentar.
Fabiana Gomes tem dedicado espaço especial de seu mandato para atenção a saúde pública, acompanhando ações tanto da gestão municipal, quanto da iniciativa privada dedicadas a saúde do cidadão.
O que é câncer do colo do útero?
É um tumor (multiplicação anormal das células) que se desenvolve na parte inferior do útero, chamada “colo”, que fica no fundo da vagina.
O que causa essa doença?
A infecção pelo vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), é transmitido na relação sexual. A maioria das pessoas tem contato com esse vírus ao longo da vida, mas quase sempre ele é eliminado naturalmente. Se a infecção persistir, após vários anos podem aparecer lesões que, se não tratadas, podem causar câncer. Mulheres que fumam têm maior chance de ter câncer do colo do útero, pois o fumo facilita a infecção pelo HPV.
E o que as mulheres podem sentir?
No início, as mulheres não sentem nada. Mais tarde, podem aparecer sangramentos fora do período menstrual, dor e corrimentos. Esses sintomas são também comuns a outras doenças. Caso apresente algum desses sintomas, procure o serviço de saúde.
É possível prevenir o câncer do colo do útero?
Sim! Por meio da vacinação contra o HPV, antes do início da vida sexual, e do exame preventivo (Papanicolau). O uso do preservativo (camisinha) contribui para reduzir a transmissão do HPV. Essa proteção não é total, pois o vírus passa no contato íntimo durante as relações sexuais, mesmo sem penetração e entre pessoas do mesmo sexo.
Quem deve tomar a vacina contra o HPV?
Meninas e meninos de 9 a 14 anos, pois a proteção nesses grupos é maior do que em adultos. A vacina protege contra os principais tipos de HPV causadores do câncer do colo do útero, mas não todos. Portanto, é necessário que a mulher, mesmo vacinada, faça o exame preventivo na faixa de idade recomendada e use camisinha durante as relações sexuais.
O que é o exame preventivo?
É o exame que identifica possíveis lesões causadas pelo HPV. É colhido material do colo do útero e enviado para análise no laboratório. O exame é simples e rápido. Em alguns casos, pode causar algum incômodo.