Compartilhe as últimas notícias do Brasil!

A vereadora Waléria Assunção (PSB) denunciou, nesta terça-feira (2), na tribuna da Câmara Municipal de Campina Grande, a postura seletiva do prefeito Bruno Cunha Lima em relação à sanção de leis aprovadas pelo legislativo. A vereadora conseguiu a aprovação de oito projetos de lei que apresentou, mas nenhum deles foi sancionado pelo Poder Executivo.

Enquanto isso, dados oficiais revelam que o prefeito já sancionou 82 projetos de outros vereadores, beneficiando 20 dos 23 parlamentares da Casa, inclusive com propostas apresentadas em julho que rapidamente viraram lei.

As matérias de autoria de Waléria seguem sem qualquer manifestação do gestor municipal. “Isso penaliza não apenas o meu mandato, mas, sobretudo, a população de Campina Grande, que deixa de ter acesso a políticas públicas importantes. Não é admissível que haja dois pesos e duas medidas dentro da mesma Casa”, disparou a parlamentar.

A vereadora questionou publicamente os critérios utilizados pelo executivo municipal “Qual é o critério para que uma lei seja sancionada? O prefeito precisa responder à sociedade de Campina Grande, o que não pode é um mandato ser sistematicamente ignorado, um mandato que representa a vontade do povo e como tal precisa de uma resposta.”

Waléria reforçou que seguirá cobrando diálogo, transparência e respeito institucional, que atinge diretamente a população beneficiada por seus projetos. “Seguimos cobrando diálogo, transparência e prioridade na gestão porque mesmo sem sanção, a ausência de veto ou manifestação permite que o Legislativo formalize a lei”.

Os projetos de autoria de Waléria Assunção que já foram apresentados e aprovados pela Casa são os seguintes:

• PL 24/2025 – Acesso de ONGs e entidades de proteção animal a canis e zoonoses;
• PL 25/2025 – Pet Shops, Hospitais Veterinários e Clínicas devem denunciar sinais de maus tratos;
• PL 26/2025 – QR Code em placas de obras públicas para transparência com a população;
• PL 40/2025 – Criação do Banco de Ração e Utensílios para pets;
• PL 128/2025 – Instituição do mês de outubro como conscientização da saúde do idoso;
• PL 216/2025 – Regras para condução segura de cães;
• PL 217/2025 – Banco de Ideias inovadoras para a Administração Pública;
• PL 356/2025 – Direito à alimentação de animais em espaços públicos.

Assessoria de Imprensa

Comentários

comments