Rádio O Dia PB

Compartilhe as últimas notícias do Brasil!

O vereador Renan Maracajá (PSDC) conseguiu aprovar por unanimidade, na manhã desta quarta-feira (29), projeto de lei que institui a publicação da lista de medicamentos distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que esteja disponível para fornecimento imediato aos usuários nas unidades de saúde de Campina Grande. O projeto seguirá para sanção do Executivo e se for aprovada passa a valer a partir da data de sua publicação.

De acordo com o projeto do vereador, a Prefeitura de Campina Grande, a Secretaria de de Saúde terá de publicar quinzenalmente, a listagem dos medicamentos fornecidos pelo SUS que estão à disposição da população, em local acessível nas dependências da Secretaria de Saúde, em ordem alfabética, com fontes de fácil visualização. A lista também deverá ser publicada em site institucional e nas redes sociais da Secretaria (Municipal) de Saúde.

Renan Maracajá explicou que o projeto foi pensado para amenizar a situação dos usuários que frequentemente sofrem com a irregularidade da distribuição dos medicamentos. “Para quem precisa e está esperando um medicamento de uso continuado é grande a preocupação em recebê-lo, a espera gera uma expectativa e por outro lado o constrangimento de ir várias vezes ao local sem receber o remédio”, explicou.

Segundo o vereador, o projeto atende a necessidade dos usuários ao mesmo tempo em quê preserva o direito do cidadão, através de uma medica que não representa gasto público e contribui para melhor o atendimento das pessoas que precisam de tratamento continuado. “Um sistema de distribuição de medicamentos, a exemplo do que ocorre com o SUS, requer transparência, medidas que tranquilizem o usuário e ao mesmo tempo desafogue a Secretaria de Saúde do acúmulo de pessoas que, em muito dos casos, carecem mesmo é de informação concreta”, explicou.

 Fonte: ASCOM

Comentários

comments