O atual chefe do Poder Executivo de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), e o ex-prefeito e ex-deputado Enivaldo Ribeiro (PP), foram diplomados no final da tarde desta sexta-feira, 16, como prefeito e vice-prefeito para os mandatos do quadriênio 2017-2020. Romero e Enivaldo foram eleitos no último dia 2 de outubro, quando a candidatura majoritária da Coligação “Por Amor a Campina” recebeu 138.996 votos.
Os candidatos eleitos para o cargo de vereador e os três primeiros suplentes, de cada coligação, também foram diplomados. O diploma, conferido pela Justiça Eleitoral, é documento obrigatório para que os eleitos sejam empossados nos respectivos cargos, o que acontecerá no próximo dia 1º de janeiro de 2017.
Para o prefeito Romero Rodrigues, a cidade não terá a mera continuação da atual gestão, mas vai se estabelecer um novo governo, com metas como o crescimento econômico e avanços em setores como saúde e educação. Ele quer, por exemplo, a implantação da escola de ensino integral bilíngue, a Cidade do Servidor e a instalação de um novo Hospital da Criança, entre outras metas inovadoras.
A solenidade aconteceu no Centro de Convenções do Garden Hotel, no bairro do Mirante, com a presença de lideranças políticas, familiares dos diplomados e representantes dos demais segmentos sociais de Campina Grande. Estavam presentes, entre outros, o atual vice-prefeito de Campina Grande, Ronaldo Cunha Lima Filho, deputados estaduais, prefeitos de várias cidades, líderes comunitários e secretários municipais.
A solenidade foi presidida pela juíza Eleitoral da 16ª Zona, Anna Christina Soares Penazzi Coelho, tendo a mesa diretora do trabalho sido integrada por outras autoridades do Poder Judiciário. Ainda fizeram parte da mesa de autoridades, o senador José Gonzaga (Deca), deputado federal Rômulo Gouveia, deputada estadual Daniela Ribeiro, vereador Antônio Alves Pimentel Filho (presidente da Câmara Municipal de Campina Grande), Jairo Oliveira (presidente da subseção local da OAB), vice-prefeito Ronaldo Cunha Lima Filho e vice-prefeito eleito Enivaldo Ribeiro.
Após a formação da mesa, aconteceu a execução dos Hinos Nacional e de Campina Grande, interpretados pela cantora Kátia Virginia. Logo em seguida tiveram início os pronunciamentos, tendo sido o primeiro discurso proferido pela juíza Anna Christina Penazzi. Ela destacou, entre outros pontos, a importância da democracia, mediante a escolha, por parte do eleitorado, de lideranças que assumiram o compromisso de atender aos reais anseios populares.
A juíza, por outro lado, enalteceu o trabalho da Justiça Eleitoral para a boa condução do pleito de outubro passado, demonstrando, por isso, o seu agradecimento a todos os segmentos envolvidos, direta ou indiretamente, na realização do pleito que consagrou os novos prefeito, vice-prefeito e vereadores da cidade de Campina Grande.
Depois deste pronunciamento, foram diplomados, inicialmente, os suplentes de vereadores, vindo, em seguida, os 23 vereadores eleitos pelo eleitorado campinense no último dia 2 de outubro. Após a entrega de diplomas aos parlamentares, recebeu a sua diplomação o vice-prefeito eleito, Enivaldo Ribeiro. O ponto alto da solenidade foi a diplomação do prefeito Romero Rodrigues. Ao lado da primeira-dama, Micheline Moura, e dos filhos (Vítor e Vitória), ele recebeu o diploma das mãos da juíza Anna Penazzi.
Na sequência, em nome dos vereadores eleitos em Campina Grande, fez uso da palavra o presidente da Câmara Municipal, Pimentel Filho, que vai atuar agora em seu oitavo mandato. “Hoje é um dia especial, pois os novos integrantes da Câmara Municipal vislumbram o cumprimento de uma nova missão”, disse Pimentel Filho. Ele também desejou amplo sucesso ao prefeito reeleito Romero Rodrigues, a partir de 2017, quando terá a tarefa de governar Campina Grande pela segunda vez.
Por fim, o prefeito Romero Rodrigues fez um emocionado discurso, no qual manifestou sua gratidão à população, aos seus familiares, aliados e a lideranças como o vice-prefeito Ronaldo da Cunha Lima Filho e o ex-deputado federal Enivaldo Ribeiro. Ele garantiu que a nova gestão será marcada pela austeridade, por conta da grave crise econômica atual, mesmo porque, conforme anunciou, o orçamento de 2017 será menor que o de 2013, quando assumiu, pela primeira vez, os destinos da cidade.
Romero Rodrigues arrancou aplausos do público, que lotou as dependências do auditório do Centro de Convenções quando, ao final do seu pronunciamento, fez uma dedicatória que bem retrata uma das maiores preocupações do seu primeiro governo. “Quero dedicar este significativo diploma a todas as crianças que nasceram com microcefalia em Campina Grande e na Paraíba”, declarou. O ato solene foi encerrado, logo em seguida, pela juíza Anna Christina Penazzi.